A Livraria Lello é a protagonista de uma maravilhosa história entre a cidade do Porto, os seus habitantes e o mundo das viagens internacionais. Os visitantes desta belíssima livraria chegam de todo o mundo para admirarem os bonitos detalhes tão bem descritos em milhares de recordações de quem por lá já passou.

Tendo alcançado importância e curiosidade ao longo dos últimos anos, a Livraria Lello é, cada vez mais, um local de paragem obrigatória aos turistas que, diariamente, procuram conhecer um pouco mais da história deste local. Mas, afinal, porque é que a Livraria Lello é tão aclamada mundialmente?

Porque vêm milhares de visitantes para conhecer este edifício na baixa do Porto? Vamos contar-lhe tudo.

 

História e Localização

A famosa livraria

Localizada no centro da cidade do Porto, a famosa livraria foi inaugurada no dia 13 de Janeiro de 1906, pelas mãos de José Lello, um homem curioso e empreendedor, cuja história e percurso já pertencia ao âmbito dos livros e da literatura, uma vez que já havia inaugurado uma outra livraria, na Rua do Almada. Ao adquirir este espaço na Rua das Carmelitas, José Lello conseguiu atrair as atenções de ilustres literários e artistas da altura, como Guerra Junqueiro, Abel Botelho, João Grave, Bento Carqueja, Aurélio da Paz dos Reis, José Leite de Vasconcelos e Afonso Costa.

  • Livraria Lello is unquestionably one of the most beautiful and quirky sights in Porto and this is one of the reasons why the bookshop gets thousands of visits every year.
  • To visit the book store, you will need to buy a voucher which, after the visit, can be discounted from the cost of the book you purchase.
  • Livraria Lello is unquestionably one of the most beautiful and quirky sights in Porto and this is one of the reasons why the bookshop gets thousands of visits every year.

A inauguração da livraria teve um grande impacto cultural no meio aristocrático, no início do século XX, e colocou a cidade do Porto no centro das atenções nacionais, no que diz respeito à literatura. Seguia o ano de 1906 e José Lello tinha o sonho de que a cidade do Porto se revelasse como o destino literário de eleição – facto que veio a confirmar-se logo nos primeiros anos de vida da livraria. Hoje em dia, volvidos 114 anos após a sua inauguração, a Livraria Lello continua a afirmar-se como uma das mais influentes livrarias de todo o mundo, tendo ainda sido destacada dentre as mais belas a nível internacional.

 

Edifício e particularidades das escadas

Um dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Porto

Neste momento, a livraria não vendia apenas livros nacionais e internacionais contemporâneos, mas era também um local visitado, por muitos curiosos, para apreciação arquitectónica do seu prédio. O orgulho em deter um edifício de imensa particularidade arquitetónica fez com que José Lello e os proprietários que se seguiram tivessem especial atenção aos pormenores e conservação dos espaços interiores e da fachada, cuidando para que se mantivesse a sua beleza estrutural, até aos dias de hoje. Muitos anos mais tarde, já em 1995, foi criado um espaço de galeria de arte e de tertúlia que se revelou como um significante centro de cultura da cidade do Porto. Por esta altura, a livraria era já um edifício emblemático na cidade.

 

 

Hoje em dia, é difícil pensar na Livraria Lello sem imaginar a belíssima escadaria central que se destaca na majestosa sala repleta de livros. É praticamente impossível encontrar uma fotografia da Livraria Lello sem a maravilhosa escadaria vermelha que se eleva até ao imponente tecto de gesso pintado, mais um dos detalhes decorativos peculiares do edifício. É indiscutível que a Livraria Lello é um dos monumentos mais bonitos e excêntricos da cidade do Porto e essa é uma das razões pelas quais a livraria recebe milhares de visitas todos os anos.

 

Relação e proximidade com o Harry Potter

A inspiração para as fantásticas escadas de Hogwarts

No entanto, há um momento em que a história da Livraria Lello recebe um incentivo internacional de grande impacto, relacionado com o mundo fantástico dos livros e da ficção mundial. Durante os anos em que J.K.Rowling viveu em Portugal, a autora da saga bestseller Harry Potter visitava com regularidade a Livraria Lello e deixava-se encantar com a magia que idealizava existir dentro das suas portas. Desta forma, pelo encantamento que a própria autora sentia pela beleza do edifício, a livraria serviu de inspiração para alguns dos capítulos mais importantes da história de ficção mais vendida de sempre.

A autora inspirou-se na ornamentação decorativa da livraria para descrever o ambiente e decoração da saga e, as escadas de Hogwarts que se moviam de um lado para o outro e levavam os alunos a zonas do castelo onde não deveriam estar foram sugeridas pela grandiosa escadaria vermelha da Lello. É admirável para a cidade do Porto que uma autora de renome mundial se tenha inspirado num edifício portuense e, com isso, gerar milhares de visitas de turistas à cidade para conhecerem a livraria mais famosa do mundo. Os livros de Harry Potter mais vendidos de sempre são, desta forma, o impulso mais importante da história da Livraria Lello.

 

Que Livros pode comprar

Uma recordação literária na bagagem

Não obstante esta particularidade tão ilustre da Lello, não são apenas os livros da saga Harry Potter que podemos encontrar na livraria. Hoje em dia, qualquer livro contemporâneo pode ser lido ou adquirido na livraria. Também é possível encontrar exposições inéditas de exemplares de primeira edição de livros famosos nacionais ou ainda internacionais, como “Orgulho e Preconceito”, “Madame Bovary”, “Os Maias”, “O Feiticeiro de Oz”, “O Principezinho”, “A Mensagem”, entre outros.

Desde 2015 que a Livraria Lello desenvolveu uma forma de conseguir juntar o útil ao agradável no que toca à compra de livros. Para visitar a livraria, terá de adquirir um voucher que, após a visita, poderá ser descontado no valor do livro que adquirir. Desta forma, não fará apenas uma simples visita ao edifício belíssimo, mas também terá a oportunidade de levar uma recordação literária na bagagem.

 

Uma fila que vale a pena esperar

A visita será inesquecível

Caso não saiba a localização exacta da Livraria Lello, bastará chegar ao início da Rua das Carmelitas para conseguir descobrir, mesmo ao longe, qual o edifício que estamos a falar. Verá uma fila enorme repleta de pessoas ansiosas por entrarem na mais bela livraria do mundo… aguardam firmemente pelo momento em que poderão sentir o aroma dos livros e a sublimidade de uma das casas mais emblemáticas do Porto.

Não se deixe assustar pelo tamanho da fila nem pela espera que parece não ter fim – a visita a este ilustre monumento será inesquecível e ficará para sempre na sua memória. Aguardam-no cerca de 50 colaboradores especializados em literatura e assuntos variados que poderão ajudá-lo a percorrer o infindo espólio cultural que faz justiça à tão aclamada majestosa Livraria Lello.