Uma lista de 4 filmes internacionais que já viu no cinema, mas não sabe que foram gravados em Portugal, em locais como a cidade do Porto, Lisboa, Alentejo ou Algarve.

  • 007 – Ao Serviço de Sua Majestade (1969)
  • A Casa dos Espíritos (1993)
  • Comboio Noturno Para Lisboa (2013)
  • A Nona Porta (1999)

 

Em toda a sua vida, quantas vezes foi ao cinema ver um filme com uma história bonita, filmado em locais fantásticos? Quantas vezes, durante o filme, pensou que bom que seria conhecer aquelas praias paradisíacas, as serras com as enormes árvores, as cidades tão vibrantes? Se é uma dessas pessoas que deseja entrar na tela do filme para poder desfrutar dessas paisagens e locais belos, temos boas notícias.

Portugal tem sido muito requisitado para gravações de filmes internacionais, quer pelo incentivo ao Turismo, quer pela beleza natural paisagística que podemos desfrutar neste cantinho à beira-mar plantado. Por estas e outras razões – talvez a gastronomia, o clima e o saber receber tão típico dos portugueses – Portugal está no centro das atenções dos realizadores de todo o mundo, e não apenas de Hollywood.

Países como Espanha, França, Israel e Brasil têm escolhido diversas cidades portuguesas para os cenários mais belos e singulares das suas cenas. Da próxima vez que se sentar numa cadeira de cinema, pense que o filme que está prestes a começar poderá ter sido filmado na sua cidade, em Portugal!

 

Os melhores Filmes gravados em Portugal

Deixamos aqui uma pequena lista de 4 filmes que foram filmados em Portugal mas com premiações internacionais. Nunca é demais escrever sobre o que de melhor se faz em Portugal e aqui temos uma boa lista!

 

007 – Ao Serviço de Sua Majestade (1969)

007 Ao serviço de sua Majestade

Este clássico foi realizado no ano de 1969 e diz-se que Ian Fleming criou a personagem de James Bond pela divina inspiração no histórico hotel do Estoril, um local regularmente visitado por alguns espiões durante a segunda guerra mundial. Nessa altura, Ian conheceu um agente duplo russo e começou a escrever alguns episódios de uma história que valeria milhões à indústria cinematográfica mundial. O início do filme tem uma cena em que James Bond enfrenta o inimigo na Praia do Guincho e, noutras cenas, as gravações decorreram em Setúbal, Zambujal, Lisboa e Cascais.

 

A Casa dos Espíritos (1993)

A casa dos Espíritos

Um dos melhores filmes de sempre, protagonizado por actores marcantes no panorama cinematográfico internacional, como Meryl Streep, Jeremy Irons, Glenn Close, Wynona Ryder e António Banderas. Esta trama, que resultou num filme, foi adaptada do romance de Isabel Allende pelo realizador Bille August que transformou um belíssimo bestseller num filme extraordinário. Apesar de toda a história se passar nos Andes, a maioria das filmagens foram realizadas em Lisboa, em Vila Nova de Milfontes, no Monte das Três Marias, Alentejo e ainda na Dinamarca. Nenhuma das cenas deste filme foi gravada nos Andes, o local original onde a história se desenrola.

 

Comboio Noturno Para Lisboa (2013)

Comboio nocturno para Lisboa

Em comboio nocturno para Lisboa, Jeremy Irons revela uma das suas melhores facetas ao interpretar um professor suíço que segue viagem até à cidade de Lisboa atrás do autor de um livro que o sensibiliza para momentos de auto-descoberta e do período da ditadura de Salazar. Este é um filme em que o professor Raimund conhece espaços lisboetas como as estações de Caxias e Santa Apolónia, bem como as ruas e ruelas mais típicas de Lisboa.

 

A Nona Porta (1999)

A nona porta

Este é mais um sucesso de bilheteira que conta com Jonhy Deep como protagonista. Neste filme, que tem a realização de Roman Polanski, podemos ver na tela actores como Frank Langella, Lena Olin, Emmanuelle Seigner, Barbara Jefford, Jack Taylor, James Russo, Willy Holt, Allen Garfield e Deep nos principais papéis. É uma história que se passa em Sintra, no Chalet Bister – a casa de Vitor Fargas – e no Hotel Central e destaca o oculto como tema principal. Os edifícios históricos de Sintra, bem como a beleza da sua paisagem natural e o mistério envolvente em toda a sua vegetação foram imprescindíveis para o sucesso deste filme.

 

Depois de ler este artigo, esperamos que viaje para cada um destes locais em Portugal e faça o seu próprio remake destes filmes. No entanto, se não tiver dotes de realizador, poderá aproveitar a visita para passear nestas cidades mais belas de Portugal.